top of page

VASECTOMIA

Os métodos anticoncepcionais são parte importante do planejamento familiar. E, por ser "familiar", não pode ficar relegado apenas ao papel da esposa. O homem tem função fundamental nesta questão.


A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, feito com anestesia local, sem precisar internar no hospital. Após o procedimento, o paciente necessita ficar em abstinência sexual por algumas semanas e ainda tomando os demais cuidados por 3 meses após a cirurgia. Então, é feito um novo exame (o espermograma), em que podemos analisar se realmente o paciente não está mais eliminando espermatozoides na ejaculação.

Nada mais é do que o fechamento dos canais deferentes. O ducto deferente é o canal por onde os espermatozoides saem do epidídimo, onde ficam armazenados depois de serem produzidos no testículo. É uma pequena cirurgia, que pode ser feita com anestesia local ou com sedação, onde se faz um pequeno corte no saco escrotal e atinge-se o ducto deferente para seu corte. Após a vasectomia, a ejaculação continua normal, porém sem espermatozoides. Não altera em anda o desejo ou a potência sexual.

É importante ressaltar que há uma legislação específica sobre os métodos cirúrgicos definitivos. Em especial, a lei 9.263/1996, que disciplina os procedimentos de esterilização no planejamento familiar. Ela foi alterada recentemente, e as novas regras entraram em vigor em março/2023. Agora, a idade mínima para realização do procedimento é de 21 anos de idade (antes era 25), ou com a presença de dois filhos vivos (que já existia na lei anterior). Ainda, é preciso se planejar, pois o desejo da cirurgia deve ser feito no mínimo 60 dias (2 meses) antes da realização da cirurgia .

Sempre que tiver dúvidas como essa com relação à Urologia, é só entrar em contato que o Urologista Diego Inácio Goergen estará pronto para saná-las e dar a melhor orientações possível.

Leia mais
bottom of page